terça-feira, 27 de abril de 2010

VERÍSSIMO, Érico.

"Um dia caiu um raio na casa do velho Galvão, matando-o e ferindo-lhe a filha. 'Deus castigou. Eles eram muito malvados.' Além do castigo da professora, do castigo dos pais da gente, havia então um castigo maior e mais tremendo - o castigo de Deus?
Eugênio temia esse Deus que em vão a mãe lhe queria fazer amar. Quando à noite rezava o 'Padre nosso que estais no céu...' - ele imaginava um ser de forma humana mas terrível, misterioso e implacável. Era invisível mas estava em toda parte, até nos nossos pensamentos.
(...)
- Se Deus existe, então por que não se revelou?
- Porque até Deus precisa de oportunidades. (...)
- Se Deus existisse, eu já o teria encontrado.
(...)
- Vocês ateus nos querem tirar Deus para nos dar em lugar dele... o quê? É o mesmo que tirar pão da boca de quem tem fome e dar-lhe em troca um punhado de cinza ou de areia.
(...)
- Não te esqueça de que Cristo ressuscitou Lázaro. (...)
- Isso foi no tempo em que Jesus andava pelo mundo. (...)
- Mas Jesus ainda anda pelo mundo. Será preciso que a gente só acredite no testemunho dos cinco sentidos? Jesus nunca deixou de estar no mundo. O pior cego é aquele que não quer ver.
Ele sacudiu a cabeça com obstinação. Não lhe era possível distinguir a imagem de Jesus no meio daquele matagal cerrado de problemas, idéias confusas, conflitos, interesses cruzados, dúvidas e baixezas. E, se Jesus ainda estivesse na terra, decerto como medida de defesa se tinha adaptado à miséria do mundo, como um camaleão. Quis dar palavras a esta idéia. Um secreto temor, porém, o deteve. "


in.: Olhai os Lírios do Campo

3 comentários:

cilibrino disse...

Ahh Olívia... :)

Anônimo disse...

.. ....
arre, peste.
q tens tu?
..
possessão, Mnemósine. afinal, tanto cutucares qum catolicismo lenga-lenga que babo o vinde amim às criancinhas do estuprador ratzinger.
amim-dadá desprezava o sushi, bush palata as desmembradas, a cuisine français flamba ou escamecha, na china são fritas, judeus as explodem..
e o índio aqui nunca fez nada disso não.
.. intonces, ,mouca as palavras deles,, móuca,,
.
a.peste
.

ps: os lacaios estão incendiando tu..d.

treta disse...

calo cilibrino
esse veríssmo é um computo de

olivia
e
a mãe de genoca, é claro.

cara peste

não como criancinhas e nem me deixo ser comida por elas